Açores

Topo_Montras_açores_2
VJT_Topo_pacotes_SAO MIGUEL_1_2017
3 Dias 2 Noites
[2244] São Miguel Concentrado [4SALE]
desde
189,00 EUR
VJT_Topo_pacotes_TERCEIRA_2_2017
3 Dias 2 Noites
[2246] Terceira Concentrado [4SALE]
desde
218,00 EUR
VJT_Topo_pacotes_SAO MIGUEL_2_2017
3 Dias 2 Noites
[2243] São Miguel Bensaúde [4SALE]
desde
197,00 EUR
VJT_Topo_pacotes_TERCEIRA MAR_1_2017
3 Dias 2 Noites
[2245] Terceira Bensaúde [4SALE]
desde
216,00 EUR
VJT_Topo_pacotes_SAO MIGUEL fim de ano_1_2017
7 Dias 6 Noites
[2248] São Miguel Fim de Ano LIS [4SALE]
dinâmico


Os Açores
Oficialmente designados por Região Autónoma dos Açores, são um arquipélago transcontinental e um território autónomo da República Portuguesa, situado no Atlântico nordeste, dotado de autonomia política e administrativa, consubstanciada no Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma dos Açores. O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas principais divididas em três grupos distintos: Grupo Ocidental (Corvo e Flores), Grupo Central (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge, Terceira) e Grupo Oriental (Santa Maria, São Miguel). As capitais são: Ponta Delgada (ilha de São Miguel), Angra do Heroísmo (ilha da Terceira) e Horta (ilha do Faial). Tem uma área total de 2 333 km² e cerca de 246 746 habitantes. O fuso horário nos Açores é GMT-1h (menos 1 hora do que em Portugal Continental), e no final do mês de Março passa para GMT 0h (Horário de verão - menos 1 hora do que em Portugal Continental).

Conduzir nos Açores
Os Açores têm muitas estradas recentemente asfaltadas e uma nova via rápida com modernos túneis que permitem transpor facilmente as montanhas que outrora tinham de ser contornadas por estradas vertiginosas. Por isso, é hoje muito mais fácil conduzir nas ilhas do que no passado. Atualmente pode deslocar-se rapidamente, sem ter de passar por estradas alcandoradas nas vertentes de barrancos ou falésias. Nos Açores conduz-se pela faixa direita, e todos os veículos têm o volante à esquerda. O uso de cinto de segurança é obrigatório, tal como no resto da Europa. As crianças com menos de 12 anos de idade não podem ir nos assentos da frente. O limite de velocidade nas zonas urbanas é de 40/50 km/h e de 100 km/h nas restantes áreas.
Atualmente há estações de serviço em todas as ilhas, mas quando se afastar das principais localidades é conveniente atestar o depósito para evitar preocupações desnecessárias. Respeite os limites de velocidade e lembre-se que conduzir sob efeito do álcool é um crime em toda a Europa. Preveja o tempo necessário para o seu passeio, coloque o cinto de segurança, conduza com prudência e parta à descoberta das soberbas paisagens dos Açores.
À exceção da ilha do Corvo, cada ilha tem uma ou mais redes de autocarros. Além desta modalidade de transporte, pode sempre optar-se pelo táxi ou pelo aluguer de viaturas.

Gastronomia açoriana
A gastronomia dos Açores é variada e foi obtida, em quase todos os seus elementos, a partir das receitas de Portugal Continental. O Cozido das Furnas, por exemplo, é único por só ser possível a sua confeção neste local. Inspirado no conhecido Cozido à Portuguesa, a cozedura lenta, nas terras sulfurosas das Furnas, confere-lhe um sabor único, digno do paladar dos mais requintados apreciadores. A Alcatra da Terceira, com remotas origens na Chanfana, ganha a sua própria identidade com a adaptação dos ingredientes, sendo cozinhada em forno de lenha, dentro de pequenos alguidares de barro. A gastronomia Açoreana é, de uma forma geral, mais picante do que a do Continente. São muitas as receitas de carne e peixes e abundantes os saborosos mariscos como os Cavacos, Lagostas, Santolas, Lapas e Cracas. A doçaria é rica e varia bastante de ilha para ilha.
O Queijo de São Jorge, o ananás doce e sumarento de São Miguel e o vinho aperitivo do Pico, que em outros tempos chegou à mesa dos Czares, são lugares obrigatórios de paragem num roteiro gastronómico pelos Açores.
Os vinhos de mesa, nos Açores, são principalmente destinados ao consumo local, sendo as produções da ilha do Pico as únicas a competir com os vinhos de gama média de outras regiões da Europa.